A arte como transformaçãoDSC06494DSC06525IMG_20150710_093716DSC06538DSC06531DSC06492DSC06551

O cortejo dos educandos do Projeto Providencia coloriu as ruas do bairro Vila Maria. Os alunos das oficinas de Circo e teatro levaram para a comunidade um pouco da arte que eles aprendem na sala. Percorreram algumas ruas do bairro e finalizaram em frente a unidade do Providência com malabares, acrobacias e uma apresentação teatral que encantou os pais e moradores que assistiam animados a primeira apresentação pública dos novos artistas da comunidade. Gabriel Vinícius de 12 anos, aluno da oficina de teatro, contou que sentiu emoção em sair da sala e se apresentar para muitas pessoas, mas também sentiu vergonha em ver todos olhando para ele, e isso motivou a aprender cada vez mais e surpreender nas próximas apresentações.

 A Companhia Teatro de Bolso é responsável pelas oficinas no Projeto Providência. A companhia, especializada em teatro infantil e infanto – juvenil, incentiva a busca da criança pela cultura e pelo teatro, música e dança como forma de melhorar as relações sociais e a inserção na sociedade.

João Gabriel de 22 anos, integrante da Companhia, professor e mentor da ideia do cortejo disse que  “A proposta do cortejo partiu de uma vontade pessoal de trazer a cultura brasileira folclórica, até então desconhecida pelos alunos, e o fato de trazer algo alegre e colorido.” Ele conta ainda que o processo de preparação do cortejo durou três semanas e que ele percebeu o envolvimento das crianças, o que foi muito importante, pois ele, como profissional, precisa é de gente que se esforce e invista no que faz. “Eles são meus instrumentos de trabalho e eu dependo do esforço deles, não depende apenas de gostar é preciso dedicação e incentivar as crianças”, finaliza João Gabriel.

 A apresentação dos alunos do Providência empolgou os moradores que acompanharam orgulhosos o cortejo. Dona Alenilda de 39 anos que já participou do projeto, agora acompanha a apresentação da filha  e moradora do Vila Maria “ Eu senti muito orgulho em ver minha filha participando , porque não são todos que tem essa oportunidade. O projeto incentiva a continuar a carreira. Minha filha está entusiasmada e até convidou as amigas para participarem”.

 Essas manifestações artísticas são importantes para os alunos que vivem a experiência de ter um pouco do seu aprendizado mostrado em público e recebendo como pagamento os aplausos e elogios. Para a comunidade é importante esse acesso a cultura e um pouco de lazer.

Gostou? Compartilhe...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone