Em comemoração ao dia 18 de Maio, campanha nacionalmente conhecida como o “Maio Laranja”, que tem como objetivo a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi realizado ontem na Unidade Taquaril do Projeto Providência um seminário com a temática: “Fortalecendo redes para a prevenção e o enfrentamento à violência sexual”.
O evento contou com a participação de educandos do Projeto Providência, alunos da Escola Municipal Doutor Júlio Soares, lideranças comunitárias, Centro de Saúde, Centro de Prevenção à criminalidade e vários outros da rede de proteção.
Na abertura do evento a palestra foi sobre violência sexual, no segundo momento houve uma mesa de diálogos com representantes do Cras Taquaril, Coordenadora do CREAS Leste, Conselho Tutelar Leste e Assistente Social da Vara da Infância e da Juventude, representando o Poder Judiciário, com o objetivo de cada profissional apresentar ao público a forma de intervenção utilizada no fazer profissional, diante dos casos de violação de direitos, envolvendo a exploração e abuso sexual.
No final de cada apresentação, o público interagiu com os palestrantes.
Para encerrar, os educandos do Projeto confeccionaram cartazes, flores, chaveiros, suporte para canetas, com o símbolo da campanha, que foram entregues aos convidados da mesa e ao público presente.
Da mesma forma, hoje o Vila Maria, outra unidade do Projeto Providência também promoverá uma atividade sobre o “Maio Laranja”.