Realizadas desde março de 2019 pela equipe Psicossocial do Projeto Providência, as Oficinas de Empregabilidade acontecem nas três unidades – Taquaril, Vila Maria e Fazendinha. A atividade atende jovens de 15 a 22 anos que demonstram interesse em aprender sobre o mercado de trabalho e sobre o que é ser Jovem Aprendiz.

As aulas são ministradas às terças-feiras e abordam principalmente os temas Lei da Aprendizagem, Trabalho em Equipe, Comunicação, Negociação, montagem de currículo e preparação para entrevistas de emprego. O grupo responsável pela prática utiliza apresentações, materiais didáticos e dinâmicas para oferecer aos educandos conhecimentos e reflexões que provoquem o pensamento crítico e formação humana.

Para Nara Murta, psicóloga do Projeto Providência, a iniciativa é uma ponte importante entre os jovens e o mercado de trabalho. “O Projeto busca preparar os adolescentes para o primeiro emprego e oferece o acolhimento junto a equipe psicossocial por meio da atividade. Durante o curso, há a possibilidade de encaminhamento para o mercado de trabalho através da parceria com CESAM e CEDUC”, ressalta. O procedimento é avaliado com base no comprometimento de cada participante.

As Oficinas de Empregabilidade capacitam 30 alunos em cada unidade do Projeto e terão duração até junho de 2019.