Unidade Taquaril

O Taquaril, na região Leste de Belo Horizonte, uma das mais pobres da América Latina, localizado a apenas seis quilômetros do centro da capital, foi o lugar escolhido para abrigar a segunda unidade do Projeto, inaugurada em 1994, com o nome de Projeto Providência Páscoa. Como em Vila Maria, o objetivo era levar vida nova para as crianças e adolescentes maltratados pela pobreza e pela falta de perspectivas.

Naquela época, o bairro vivia uma realidade de carência e pobreza parecida com Vila Maria, mas com uma grande diferença: em vez de pouco mais de 5 mil habitantes, a população do Taquaril já era de cerca de 20 mil pessoas. A região de terreno acidentado, com as casas construídas nos morros e distantes da sede do Projeto dificultavam o acesso das crianças. Além disso, a população não contava com espaços de lazer, as linhas de ônibus eram precárias e o número de desempregados chegava a 50% da população.

“Diante da enorme carência da região e do grande desejo de iniciar logo os trabalhos, as primeiras reuniões para a implantação da unidade do Taquaril foram realizadas de forma bastante precária, na rua mesmo, com as pessoas sentadas em caixotes de madeiras”, lembra padre Mário Pozzoli. Inicialmente, construiu-se um galpão para atender aos adolescentes e jovens, que começaram a participar das oficinas de Arte em Madeira e Trabalhos Manuais. Aos poucos, e por causa da necessidade de aumentar os atendimentos, a obra começou a ser ampliada, com a construção de salas, refeitório e quadras.

Trabalhando com os próprios moradores da comunidade, logo-logo as iniciativas de promoção humana e cidadania ultrapassaram os muros do Projeto, chegando aos familiares e demais moradores da região.

 

TAQUARIL – MATEMÁTICA DA SOLIDARIEDADE

  • O Projeto Providência Criança (PPc) oferece Apoio Pedagógico para crianças que participam de Oficinas de Trabalhos Manuais e Conscientização sobre o Meio Ambiente. Além disso, as crianças com até 14 anos participam do Programa de Socialização Infanto-juvenil e Musicalização, com aulas que valorizam a sensibilidade e
    buscam resgatar os valores culturais.
  • O Projeto Providência Adolescente (PPa) oferece Apoio Escolar para os adolescentes, de 12 a 18 anos. Também são ministradas cinco Oficinas para Adolescentes: Arte Culinária, Eletricidade, Corte e Costura, Arte em Madeira e Informática.
  • No Projeto Providência Jovem (PPj), a juventude recebe Formação para a Cidadania, através de palestras e debates sobre temas como: drogas, família e direitos humanos.

ENDEREÇO

Rua Alair Pereira da Silva, 100 – Conjunto Habitacional do Taquaril
Belo Horizonte – Minas Gerais CEP: 30.290-580
Telefone: 0(xx) 31-3483.3887 – CNPJ: 26.230.607/0005-85
e-mail: taquaril@projetoprovidencia.org